O objetivo do livro é apresentar conhecimentos fundamentais
sobre os conjuntos de instrumentistas que, costumeiramente, são chamados de
orquestra sinfônica.
Quando planejei escrever este livro, pensei nas pessoas que,
não sendo profissionais em música, gostam dessa arte e frequentam concertos,
particularmente aqueles onde são executadas obras sinfônicas (sinfonias,
concertos para instrumentos e orquestra, poemas sinfônicos, entre outros tipos
de obras) e espetáculos onde é necessária a participação de orquestras, como é
o caso de óperas e balés.
Outra grande força motriz que me impulsionou a redigir este
volume foi a necessidade de o público mais jovem ter em mãos algo que os
instruísse no assunto em questão, pois, ao frequentar concertos assiduamente,
notei que tal plateia está cada vez mais frequente nas salas de concertos.
Apesar de serem os leigos em música, jovens ou adultos, o
principal público alvo desta obra, os músicos profissionais podem achar tópicos
de seu interesse, assim como os professores que ministram cursos de educação
artística e, principalmente, música.
Procurei usar no texto uma linguagem acessível, no entanto o
rigor científico pautou toda a elaboração do conteúdo: foram usadas referências
conceituadas, explicitadas na bibliografia, a qual pode ser usada como elemento
para continuação do estudo.
O livro, de início, contém três partes introdutórias onde,
primeiramente, apresento minha convivência e experiência com a música. Em
seguida, elaborei duas seções que fornecem elementos para que os leitores
possam fruir mais plenamente as informações oferecidas adiante, nos capítulos
propriamente ditos; nessas seções, a obra é dissecada e ao leitor providenciei
guias que respondem às perguntas básicas sobre a obra (“quem”, “o quê”, “onde”,
“quando”, “por quê” e “como”), preparando-o para o que virá.
A seguir tem-se seis capítulos que correspondem ao núcleo da
obra:
- Capítulo 1 – aqui o leitor encontrará o porquê de o conjunto de instrumentistas ser chamado de orquestra e, também de sinfônica. Ou seja, de onde vem o nome “Orquestra Sinfônica”? Isso é o início de tudo.
- Capítulo 2 – aqui são apresentados os instrumentos musicais e como o som é produzido neles.
- Capítulo 3 – nesta parte classificam-se os instrumentos musicais de acordo com o processo da formação do som. Comenta-se como é feita a classificação dos instrumentos, de acordo com a proposta de Hornbostel e Sachs
- Capítulo 4 – trata-se aqui de como evoluíram, no transcorrer do tempo, os conjuntos de instrumentistas, até o que se chama hoje de “Orquestra Sinfônica”. É feita uma discussão acerca dos diferentes arranjos dos instrumentistas na orquestra.
- Capítulo 5 – apresentam-se as quantidades de músicos em diferentes orquestras sinfônicas.
- Capítulo 6 – são abordados tópicos acerca do funcionamento e gestão das orquestras, das salas onde elas ensaiam e se apresentam, qual é a função do maestro, porque o oboé é encarregado de auxiliar a afinação da orquestra, qual deveria ser o comportamento esperado da plateia antes e durante o espetáculo, entre outros detalhes.
Para complementar as informações, foram incluídos seis
Apêndices:
- Apêndice A – breve apresentação dos Períodos da História da Música: o que é, e quando ocorreu, por exemplo, Barroco, Classicismo, Romantismo e quais são os compositores mais importantes de cada período.
- Apêndice B – discussão do que é a forma musical chamada sinfonia.
- Apêndice C – apresentam-se dados sobre alguns compositores importantes no desenvolvimento da sinfonia e da orquestra.
- Apêndice D –glossário de termos musicais usados no texto. Esta é uma das partes mais importantes deste livro, pois estão listados os termos e definições básicos para que o leitor conheça um pouco sobre a linguagem musical, o que vai ajudar a compreensão dos textos das partes anteriores (capítulos e apêndices).
- Apêndice E – discriminação das fontes de onde foram obtidas as figuras apresentadas no transcorrer do texto.
- Apêndice F – aqui, é listada a bibliografia consultada e citada no texto, que engloba livros, artigos de revistas e outros tipos de fontes de informações.
A obra é finalizada com dois bônus, apresentados neste blog
- Bônus 1 – aqui se encontram sugestões, encontradas na internet, de videoaulas sobre instrumentos da orquestra sinfônica. Nesses vídeos podem ser observados como os instrumentos musicais são tocados e quais os sons por eles produzidos. Os vídeos estão classificados de acordo com as famílias (ou naipes) dos instrumentos: cordas, sopro-madeiras, sopro-metais e percussão. Existem também vídeos com composições musicais que demonstram o uso dos diversos instrumentos.
- Bônus 2 – nomes dos instrumentos em várias línguas: português, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol.
Com esse livro espera-se estar contribuindo com a cultura do
Brasil.
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